Categorias
Saúde

Pós-graduação: Quando fazer, onde fazer e por que fazer

O egresso de um curso de graduação sente uma “sensação” de desamparo, uma “enxurrada” de dúvidas e incertezas e uma impressão de “orfandade”. Fique tranquilo!!! Pois isto acontece praticamente com todos. Apesar de um desenvolvimento intelectual intenso, o caminho da continuidade deveria ser preparado previamente, mas infelizmente não é habitual esse preparo.

O aluno de graduação deveria preparar antecipadamente uma estratégia de educação continuada, e devido a formação generalista dos cursos de graduação na saúde, entende-se que ocorre uma “vivência”, e não um aprofundamento das especialidades.

Portanto, ao finalizar este ciclo, inicia-se um outro, a famosa PÓS GRADUAÇÃO.

Com o mercado de trabalho competitivo nos dias atuais, e a busca incessante por profissionais cada vez mais qualificados e especializados, a continuidade dos estudos é uma exigência necessária, ou seja, a realização de um curso de pós-graduação tornou-se algo indispensável.

Hoje a pós graduação virou uma “obrigatoriedade” dentro deste mercado competitivo, pois durante a graduação todos os colegas de turma passam despercebidos, mas após a colação de grau, todos se tornam concorrentes de trabalho e que Vença o melhor.

University Mba GIF by The Wharton School - Find & Share on GIPHY
via GIPHY

Atualmente, temos uma grande oferta de programas, que pode ser exemplificados por meio das seguintes modalidades: os cursos LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO), e os STRICTO SENSU (MESTRADO PROFISSIONAL, MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO). Independentemente da modalidade, é fundamental uma análise prévia da procedência e do reconhecimento do mercado do curso escolhido.

Ademais, se você pretende realizar e concluir uma atualização/aprofundamento em determinada especialidade, a Especialização (LATO SENSU) é a mais indicada, pois, esta geralmente possui uma carga horária mínima de 360 horas, e está vinculada a uma instituição de ensino superior, reconhecida pelo Ministério da Educação. Neste modelo, temos também os programas de Master of Business Administration (MBA), que apesar do MBA ser sinônimo de “mestrado” em diversos países, no Brasil ele é enquadrado como uma “Especialização”, ou seja, uma “Pós graduação Lato Sensu”, estes orientados especialmente às demandas corporativas, e com isso, no mercado atual, aumentam as possibilidades de ascensão profissional.

Os programas de MBA cada vez mais vêm ganhando espaço, a formação de gestores, sendo uma tendência de mercado profissional,  pois a qualquer momento na da carreira, você pode assumir um cargo de chefia, coordenação, supervisão e até mesmo direção.

Alguns modelos estão inovando no mercado como, por exemplo: MBA em Qualidade e Segurança do Paciente na Organizações de Saúde  e MBA em Gestão Estratégica no Mercado Fitness e Wellness, ambos oferecidos pelo Centro Universitário São Camilo.

Para saber mais acesse os links:

Além do componente técnico, é oferecida a formação administrativa focadas nas áreas afins.

A Pós-Graduação além de gerar novas oportunidades para impulsionar a carreira em relação à questão financeira, adquirir e ou trocar de emprego, viabilizar o famoso “networking” (rede de contatos), proporciona também maturidade à carreira e aos novos cargos, e um maior respeito profissional.

Season 4 Applause GIF by Blindspot - Find & Share on GIPHY

via GIPHY

Se você pretende atuar na área acadêmica como docente, ser um cientista/pesquisador e profundo conhecedor de um tema restrito, o STRICTO SENSU é o caminho correto, eles têm uma duração de aproximadamente 2 anos no MESTRADO e 4 anos no DOUTORADO.

Enfim, não perca tempo, faça a escolha certa, INOVE e EMPREENDA. O Futuro está em suas mãos!!!

Por:

Prof. Dr. Eduardo Filoni

Prof. Dr. Leandro Lazzareschi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *