Uma grande dificuldade que se vê na sala de aula é a maneira como o aluno lida com o próprio hábito com relação aos estudos. É comum, pela natureza da forma como as aulas são dadas, o aluno ter a impressão de que o processo do estudo é momentâneo e requisitado apenas por determinadas situações – sejam esses trabalhos ou, especialmente, provas.
Imagine a seguinte situação: Se déssemos uma prova para um aluno no dia tal, com esse tendo ao menos um dia prévio de estudo, teríamos um resultado muito diferente se o mesmo aluno tivesse recebido a mesma avaliação no dia seguinte, sem aviso para estudo prévio. É claro que há exceções, mas estas confirmam um costume que é muito nutrido não apenas nas escolas e universidades, mas dentro de todo sistema de ensino.
Até mesmo entre os profissionais, é possível ver certa dificuldade pois é necessário manter constância e regularidade no processo de estudo. É difícil, se não impossível, manter relevância dentro de muitas áreas sem um conhecimento que precisa de constante manutenção, a qual só pode ser mantida pelo estudo e atualizações.
Dentro dos ambientes escolares e acadêmicos, porém, é por muitas vezes quase incitado que o aluno se prepare para o momento da prova, algo que pôde ser muito mais sentido inclusive durante o período pandêmico, já que a etapa de fiscalização eliminou que o estudo prévio fosse sequer necessário. O conhecimento e o ensino dado dentro da sala de aula é, pela forma como o sistema em si é pensado, dado como algo que deve ser usado de maneira momentânea.
Aqui, os ensinamentos do professor Pierluigi Piazzi (Prof. Pier) se tornam poderosos. A ideia de que “aula dada é aula estudada hoje” nos lembra de que aquilo que é ensinado precisa ser revisado mais do que apenas uma vez, e não com apenas um objetivo prévio em mente, como uma prova. Conhecimento, especialmente para nós profissionais de específicas áreas, é ferramenta de trabalho e não deve ser descartada à esmo, mas sim trabalhada em prol não apenas de se tornar um melhor profissional, mas também para transformar a ideia do aprendizado como uma necessidade temporária.
Autor: Prof. Dr. Eduardo Filoni – edufiloni@hotmail.com – https://eduardofiloni.com.br/
Texto e Redação: Giovanni Filoni – giovannifiloni2003@hotmail.com