Categorias
Saúde

TERMOS DE MOVIMENTOS E A IMPORTÂNCIA COMO LINGUAGEM FUNDAMENTAL AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE

Os termos de movimentos são uma linguagem fundamental na anatomia humana. Eles descrevem as diferentes maneiras pelas quais as articulações do corpo humano podem se mover e são usados por profissionais de saúde para entender como o corpo funciona, identificar problemas e criar tratamentos eficazes.

Nesse texto vamos abordar os movimentos angulares, também conhecidos com osteocinemática ou macromovimentos. Segue a descrição de cada movimento:

Flexão: A flexão é um termo de movimento que descreve a ação de dobrar ou curvar uma articulação, resultando em uma diminuição do ângulo entre duas partes do corpo. A flexão pode ocorrer em várias articulações do corpo, como no cotovelo, no joelho ou na coluna vertebral. Por exemplo, quando você dobra o braço no cotovelo para levá-lo em direção ao ombro, está realizando um movimento de flexão. A flexão é um movimento fundamental do corpo humano e é importante para realizar uma variedade de atividades diárias, como levantar objetos, sentar e se levantar.

Extensão: A extensão é um termo de movimento que descreve a ação de estender ou endireitar uma articulação, resultando em um aumento do ângulo entre duas partes do corpo. A extensão pode ocorrer em várias articulações do corpo, como no cotovelo, no joelho ou na coluna vertebral.

Os movimentos de Flexão e Extensão ocorrem no Plano Sagital e no Eixo Latero-Lateral (Eixo Transversal)

Exemplos de movimentos de flexão-extensão – joelho, cotovelo e no tornozelo. Fonte: Anatomia Orientada para Clínica – Moore, L.K; Dalley, A,F.

Na articulação do tornozelo (articulação tíbio-társica) a flexão dorsal também é conhecida como flexão, e a flexão plantar como extensão.

Exemplos de movimentos de flexão-extensão – quadril, punho e dedos. Fonte: Anatomia Orientada para Clínica – Moore, L.K; Dalley, A,F.

Abdução: O movimento de abdução é um termo de movimento que descreve a ação de mover (aproximar) uma parte do corpo para longe da linha mediana do corpo. Esse movimento ocorre em articulações como o ombro, quadril e dedos das mãos e dos pés.

Adução: A adução é um termo de movimento que descreve a ação de mover (aproximar) uma parte do corpo em direção a linha mediana do corpo.

Os movimentos de Abdução e Adução ocorrem no Plano Frontal (Plano Coronal) e no Eixo Ântero-Posterior (Eixo Sagital)

No punho a abdução é denominada Desvio Radial e a adução Desvio Ulnar. No tronco os movimentos são conhecidos como Inclinação Lateral para a Direita e Inclinação Lateral para a Esquerda e o retorno para a posição neutra deve ser considerado.O plano e eixo são exatamente os mesmos da abdução e da adução.

Rotação Externa (Rotação Lateral): A rotação externa, também conhecida como rotação lateral, é um termo de movimento que descreve a ação de girar uma parte do corpo para fora, longe da linha mediana do corpo humano. Esse movimento ocorre em articulações como o ombro e o quadril. Por exemplo, quando você mantém o braço ao lado do corpo e gira o antebraço para fora, para que a palma da mão fique voltada para cima, está realizando um movimento de rotação externa do ombro. A rotação externa é importante para realizar atividades como jogar uma bola ou segurar um objeto com a mão em uma posição específica.

Rotação Interna (Rotação Medial): A rotação interna, também conhecida como rotação medial, é um termo de movimento que descreve a ação de girar uma parte do corpo para dentro, em direção a linha mediana do corpo humano.

As Rotações ocorrem em torno do Eixo Longitudinal (Eixo Crânio-Caudal) no Plano Transversal.

Importante frisar que o eixo imaginário sempre passa perpendicular ao plano.

Exemplos de movimentos de Abdução-Adução e Rotação Lateral e Rotação Medial. Destaque para os movimentos de Oposição e Reposição do Polegar. Fonte: Anatomia Orientada para Clínica – Moore, L.K; Dalley, A,F.

Na maioria das situações a referencia para o movimento é a articulação, mas em algumas situações o movimento pode ter a referencia no segmento. No antebraço por exemplo, destaca-se os movimentos de Supinação e Pronação. Na cabeça e no tronco a Flexão, Extensão, Inclinação Lateral para a Direita, Inclinação Lateral para a Esquerda, a Rotação para a Direita e a Rotação para e Esquerda.

Fonte: Anatomia Orientada para Clínica – Moore, L.K; Dalley, A,F.

A importância dos termos de movimentos é que eles fornecem uma maneira comum de descrever o movimento do corpo. Os profissionais de saúde usam esses termos para uma comunicação mais efetiva.

Além disso, a compreensão dos termos de movimentos pode ajudar as pessoas a entenderem melhor seu próprio corpo e como ele funciona. Isso pode ser útil para prevenir lesões e manter uma boa saúde física geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *