Paquimeria é o princípio no qual o segmento axial do corpo humano é dividido esquematicamente em dois tubos. São cavidades formadas pelo desenvolvimento dos folhetos do embrião humano que formam cavidades revestidas por epitélios e contem os órgãos e sistemas do corpo.
Os tubos, denominados paquímeros, são respectivamente, anterior ou ventral, e posterior, ou dorsal. O paquímero anterior, maior, contém a maioria das vísceras e por essa razão, é também chamada de paquímero visceral.
O paquímero posterior compreende a cavidade craniana e o canal vertebral (situado dentro do canal vertebral) e aloja a parte central do sistema nervoso: o encéfalo, na cavidade craniana e a medula espinal, no canal vertebral; esta é a razão pela qual ele também denominado paquímero neural.
Não é um termo comum, mas quando é abordado os princípios gerais de construção do corpo humano a Paquímeria é uma definição abordada junto com a Antimeria e a Metameria, já abordada em Blogs anteriores e a Estratificação e Segmentação que será abordada em Blogs futuros.