Categorias
Saúde

FILMES QUE EU VI!!! Sobrevivente

Durante o inverno de 1984, um barco pesqueiro naufraga no Atlântico Norte, nas proximidades da Islândia. Os tripulantes tentam sobreviver, mas as águas geladas impedem que essa tarefa seja facilmente concluída, restando apenas Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um homem comum, um pouco acima do peso, e com poucos amigos ou familiares. Após nadar por cerca de seis horas e enfrentar vários percalços, ele consegue contato com a civilização. Mas Gulli terá que viver com a dor da perda dos amigos e, pior, a incredulidade de todos, que não entendem ele ter sobrevivido a uma situação tão extrema e insistem em fazer testes para saber como isso pode ter acontecido. Baseado em fatos reais.

Esse filme é excelente para entender a importância do tecido adiposo no controle da temperatura corporal. Utilizo como exemplo nas minhas aulas e sugiro aos alunos que assistam o filme na íntegra.

Alguns dias mais tarde, Gulli enfrenta outro conflito desproporcional, mas em escala muito maior. Ele viaja com os amigos pescadores para capturar peixes em alto mar, mas o barco naufraga. Os colegas são mais experientes, mais atléticos, mas ele é o único que sobrevive à baixa temperatura da água. Se este fosse um filme de Hollywood, teria resistido o homem mais inteligente, mais belo, com maior força de vontade, com esposa e filhos para criar. Em Sobrevivente, resiste o mais fraco, mais paspalhão, que em sua primeira entrevista após o incidente, narra a conversa que teve com as gaivotas no céu. “Você tem esposa, gaivota?”, ele teria perguntado à ave.

O mistério do herói incomum constituiu o maior interesse deste pequeno filme islandês. Gulli não é exatamente um anti-herói, como seria o malandro Macunaíma ou o enlouquecido Dom Quixote. Ele é apenas banal, sem qualidades. A vitória de Gulli constitui uma afronta à meritocracia, à noção de destino divino (afinal, outros tripulantes tinham mais a perder, por terem filhos e esposas) e principalmente à ciência. A conquista deste homem é chamada por alguns de heroísmo, mas para os vizinhos, ele é um ser diferente, sobre-humano, e portanto indesejável. Você pode acessar a sinopse completa em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-206116/criticas-adorocinema/

https://youtu.be/kXy7O_0QL58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *