Categorias
Gestão

Gerenciamento de carreira… Eu sei como fazer?

No Brasil o profissional da área da saúde, no desenvolvimento da sua carreira, realiza um investimento alto na sua formação teórica e prática. Cada vez mais, as instituições de ensino se modernizam, buscam novas tecnologias de ponta, sintonizam a sua atuação com pesquisas e as descobertas mundiais, e agregam a seu corpo docente grandes estudiosos e indivíduos que se destacam em especialidades reconhecidas de determinadas profissões com a intenção de oferecer uma formação abrangente e capaz de disponibilizar ao mercado, um profissional que atenda às demandas e as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.

O gerenciamento de carreira não é um conceito abordado com a devida profundidade durante os cursos de graduação da área de saúde, e consequentemente, o desenvolvimento organizacional e estratégico fica fragilizado, principalmente no início de suas carreiras. De tal forma, que com o ingresso no mercado de trabalho, muitos desses profissionais não receberam orientações sobre como administrar sua carreira.

No meu entendimento o gerenciamento de uma carreira profissional de sucesso, deve ser norteada pelos seguintes princípios:

1. Definição de um foco e objetivo profissional de curto, médio e longo prazo:

Neste caso o profissional deve ter clareza de suas potencialidades, fragilidades, competências e valores;

2. Formação acadêmica:

Atualmente a formação acadêmica traz ao profissional um diferencial de mercado. A formação acadêmica não se resume única e exclusivamente a graduação, mas a um conjunto de conhecimento agregado por meio de cursos, treinamentos, especializações e aprimoramentos;

3. Networking (rede de relacionamentos):

O profissional da saúde deve ter uma rede de relacionamentos sólida, que permita obter informações sobre as novas tendências do mercado, conhecer possíveis novos empregadores e potenciais clientes/pacientes;

4. Marketing pessoal:

O profissional necessita deum planejamento com ações que contemplem geração de conteúdo (inbound marketing) e gerenciamento de redes sociais, criação de um site e blogs, realização de palestras, publicação de artigos e participação de congressos. Na era digital atual, essas estratégias irão proporcionar uma visibilidade mais efetiva do seu negócio e da sua imagem;

5. Competências e Resultados:

A sua carreira deve estar norteada no desenvolvimento de suas competências e dos resultados atingidos;

6. Coach (mentor):

Ter alguém para avaliar e discutir o seu plano e suas ações.

Enfim, para o gerenciamento da própria carreira deve-se cada vez mais potencializar as competências técnicas, habilidades comportamentais e a capacidade de gerenciamento por meio de um planejamento estratégico, estabelecendo objetivos, desenvolver um plano de ação e acompanhar os resultados, com ética e respeito ao mercado e aos demais colegas de profissão.

Por:

Prof. Dr. Eduardo Filoni

Prof. Dr. Leandro Lazzareschi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *