No Brasil o profissional da área da saúde, no desenvolvimento da sua carreira, realiza um investimento alto na sua formação teórica e prática. Cada vez mais, as instituições de ensino se modernizam, buscam novas tecnologias de ponta, sintonizam a sua atuação com pesquisas e as descobertas mundiais, e agregam a seu corpo docente grandes estudiosos e indivíduos que se destacam em especialidades reconhecidas de determinadas profissões com a intenção de oferecer uma formação abrangente e capaz de disponibilizar ao mercado, um profissional que atenda às demandas e as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.
O gerenciamento de carreira não é um conceito abordado com a devida profundidade durante os cursos de graduação da área de saúde, e consequentemente, o desenvolvimento organizacional e estratégico fica fragilizado, principalmente no início de suas carreiras. De tal forma, que com o ingresso no mercado de trabalho, muitos desses profissionais não receberam orientações sobre como administrar sua carreira.
No meu entendimento o gerenciamento de uma carreira profissional de sucesso, deve ser norteada pelos seguintes princípios:
1. Definição de um foco e objetivo profissional de curto, médio e longo prazo:
Neste caso o profissional deve ter clareza de suas potencialidades, fragilidades, competências e valores;
2. Formação acadêmica:
Atualmente a formação acadêmica traz ao profissional um diferencial de mercado. A formação acadêmica não se resume única e exclusivamente a graduação, mas a um conjunto de conhecimento agregado por meio de cursos, treinamentos, especializações e aprimoramentos;
3. Networking (rede de relacionamentos):
O profissional da saúde deve ter uma rede de relacionamentos sólida, que permita obter informações sobre as novas tendências do mercado, conhecer possíveis novos empregadores e potenciais clientes/pacientes;
4. Marketing pessoal:
O profissional necessita deum planejamento com ações que contemplem geração de conteúdo (inbound marketing) e gerenciamento de redes sociais, criação de um site e blogs, realização de palestras, publicação de artigos e participação de congressos. Na era digital atual, essas estratégias irão proporcionar uma visibilidade mais efetiva do seu negócio e da sua imagem;
5. Competências e Resultados:
A sua carreira deve estar norteada no desenvolvimento de suas competências e dos resultados atingidos;
6. Coach (mentor):
Ter alguém para avaliar e discutir o seu plano e suas ações.
Enfim, para o gerenciamento da própria carreira deve-se cada vez mais potencializar as competências técnicas, habilidades comportamentais e a capacidade de gerenciamento por meio de um planejamento estratégico, estabelecendo objetivos, desenvolver um plano de ação e acompanhar os resultados, com ética e respeito ao mercado e aos demais colegas de profissão.
Por:
Prof. Dr. Eduardo Filoni
Prof. Dr. Leandro Lazzareschi