Categorias
Saúde

WEBPALESTRA – A UTILIZAÇÃO DO COBRE NO COMBATE AO COVID – 19

A utilização do cobre no combate ao Covid-19 tem sido uma das alternativas estudadas para reduzir a transmissão do vírus em superfícies contaminadas. Estudos recentes mostram que o cobre tem a capacidade de inativar o vírus em poucos minutos, reduzindo assim a sua capacidade de se espalhar.

O cobre é um metal conhecido por suas propriedades antimicrobianas, capazes de inativar vírus, bactérias e outros micro-organismos. Quando o vírus da COVID-19 entra em contato com uma superfície de cobre, ele é inativado por uma reação química que ocorre na superfície do metal. Isso ocorre porque o cobre produz íons que interagem com a proteína do vírus, impedindo sua capacidade de se replicar e se espalhar.

Alguns estudos demonstraram que superfícies de cobre podem reduzir significativamente a quantidade de vírus presente em uma superfície. Por exemplo, em um estudo recente, foi observado que após 4 horas de exposição ao cobre, o SARS-CoV-2 (o vírus que causa a COVID-19) não era mais viável, ou seja, não podia mais infectar as células.

Embora o uso do cobre possa ser uma estratégia promissora no combate à COVID-19, é importante lembrar que ele não é uma solução única para a prevenção da doença. As medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde, como distanciamento físico, uso de máscaras e higiene das mãos, continuam sendo essenciais para reduzir a transmissão do vírus. O uso de superfícies de cobre pode ser um complemento a essas medidas, ajudando a reduzir a transmissão do vírus em ambientes de alto risco, como hospitais e transporte público.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *