https://www.scielo.br/j/fm/a/YjMV5YyjM49kTwHVyCHttMp/abstract/?lang=pt&format=html
Introdução:
Programas home-based têm recebido atenção crescente na reabilitação, proporcionando uma oportunidade para continuar os aspectos da terapia, beneficiando a retenção de efeitos de intervenção estabelecidos.
Objetivo:
Descrever os programas de fisioterapia home-based disponíveis na neurorreabilitação para pessoas com doenças neurológicas.
Método:
MEDLINE, EMBASE, Biblioteca Cochrane, OTseeker e PEDro foram pesquisados, sem restrições quanto à data de publicação ou restrições de idioma para ensaios clínicos randomizados controlados. A qualidade dos estudos selecionados usando a escala PEDro e a ferramenta Cochrane Collaboration para avaliar o risco de viés.
Resultados:
Quinze artigos preencheram os critérios de elegibilidade e avaliação de qualidade e foram selecionados para a presente revisão sistemática. Evidências foram encontradas sobre mudanças no nível de atividade, melhora no controle e força muscular, equilíbrio e deambulação em pacientes com condições neurológicas que realizam um programa de reabilitação home-based, com boa adesão dos participantes no total.
Conclusão:
Os modelos de reabilitação, como os programas home-based, podem ser um método eficiente alternativo para promover a reabilitação, mostrando-se benéficos na melhoria dos diferentes aspectos das atividades e na participação.
Acesse o link e baixe o arquivo completo: https://www.scielo.br/j/fm/a/YjMV5YyjM49kTwHVyCHttMp/abstract/?lang=pt&format=html